- Do Correio Braziliense - O Senado aprovou, nesta terça-feira (25), por 13 votos a favor e nenhum contra, as indicações de Marcelo Bechara e Rodrigo Zerbone para o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A expectativa é que a nomeação dos dois ocorra até a primeira semana de novembro.
A pressa pela posse dos novos conselheiros não é sem motivo: no próximo dia 4, acabará o mandato do atual presidente da reguladora,
Ronaldo Sardenberg e, como a cadeira deixada pelo ex-conselheiro Antônio Bedran está vazia há quase um ano, a agência só poderá aprovar novos regulamentos se houver unanimidade dos outros três membros até que os novos sejam empossados.
O mercado dá como certo que a presidência da reguladora passará para o conselheiro
João Rezende, por ser o mais próximo ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Atual procurador-geral da Anatel, Bechara — indicado para a vaga deixada por Bedran — é advogado pós-graduado em direito da economia e da empresa pela Fundação Getulio Vargas(FGV) e especialista em direito de tecnologia. Foi também consultor jurídico do Ministério das Comunicações, cargo atualmente ocupado por Zerbone — indicado para a cadeira deixada por Sardenberg.
Zerbone é também servidor de carreira e integrante do Conselho Consultivo da Anatel desde abril. Trabalhou ainda como assessor no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e na Casa Civil da Presidência da República.