- Do Blog do Sombra - Em Brasília, Marcha contra a Corrupção está marcada para às 10h da manhã, no Museu da República
O movimento de combate à corrupção prepara mais uma edição da Marcha Nacional contra a Corrupção para o feriado do dia 15 de novembro em 35 cidades do Brasil.
Em Brasília, a concentração está marcada para às 10h da manhã, no Museu da República.
Na pauta da passeata, estarão as irregularidades nos Ministérios do Trabalho, do Turismo e Esporte, os problemas com o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e o Código Florestal, além de críticas às denúncias que envolvem o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). “A pauta está aberta a sugestões, queremos dar um basta à corrupção”, afirma Daiara Figueroa, uma das organizadoras do manifestos.
Não faltam temas para críticas. Nas marchas anteriores, os manifestantes pediam o fim do voto secreto no Legislativo e a regulamentação da Lei da Ficha Limpa.
A mobilização, que é feita pelas redes sociais, promete aglomerar grande público nesta terça-feira. Primeiramente, por divergências internas, organizadores chegaram a anunciar o cancelamento da edição desta terça-feira em Brasília. No entanto, em seguida um comunicado reafirmou a realização da marcha.
A 1ª Marcha Contra a Corrupção foi realizada em 7 de setembro, simultaneamente às festividades da Independência do Brasil.Mais de 25 mil manifestantes tomaram a Esplanada dos Ministérios para gritar contra a roubalheira generalizada que assola o País. Em 12 de outubro, na 2ª edição do evento, mais de 20 mil pessoas trocaram o descanso pela caminhada contra as falcatruas vindas do poder.