Treze viaturas dos bombeiros foram acionadas; estacionamentos de prédios próximos também foram esvaziados
- Por Luiz Calcagno, do Correio Braziliense - Segundo o Centro de Atendimento e Despacho do Corpo de Bombeiros (Ciade), o primeiro chamado foi registrado às 17h14 desta terça-feira (19/2). Treze viaturas dos bombeiros foram encaminhada para conter o princípio de incêndio. Os funcionários tiveram de deixar as instalações do prédio. Ainda segundo o Ciade, as chamas ficaram concentradas no 3º e 4º andar, mas a fumaça tóxica se espalhou pelos dutos de ventilação e também pelas escadas. A Defesa Civil interrompeu de avaliação da estrutura do prédio no início da noite. Os trabalhos devem ser retomados nesta quarta-feira (20/2).
Foto: Iano Andrade/CB-Da Press.
Falha no sistema elétrico seria a causa do fogo, segundo informações preliminares.
Uma pessoa teria passado mal e outra chegou a cair da escada durante o esvaziamento do prédio.
"A suspeita é de que o incêndio teria começado em gerador de energia da Companhia Energética de Brasília (CEB), no segundo subsolo", informa o Coronel Mauro Sérgio de Oliveira, do Corpo de Bombeiros. A CEB confirmou, via assessoria de imprensa que a causa do princípio de incêndio foi falha na subestação de energia. A companhia ainda investiga o que teria ocasionado o problema. Equipes estão no local, tentando religar o sistema para normalizar o abastecimento.
Fumaça teria se concentrado nos 3º e 4º andares
De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta de 18h não havia mais fumaça no edifício. Militares fazem varredura nas instalações para averiguar se não há pessoas que não conseguiram escapar. Servidores aguardam liberação dos bombeiros para buscar pertences que ficaram no prédio.
Falhas ao longo do diaUm servidor - que não quis se identificar - informou que a energia do prédio chegou a cair por cinco vezes durante o dia, os trabalhos não foram interrompidos, mesmo com as falhas elétricas.
Ainda de acordo com as testemunhas, o estacionamento do Ministério do Turismo teve de ser desocupado devido ao incêndio. Um e-mail foi enviado para cada servidor com a seguinte mensagem: A Coordenação de Recursos Logísticos solicita que os servidores e demais funcionários do MTur na Esplanada dos Ministérios retirem o carro do estacionamento, devido ao foco de incêndio no Ministério das Comunicações/Transporte.