Vândalos defecam em panelas de Restaurante Popular
Ausência de fiscalização deixa patrimônio público à mercê de vândalos.
- Por Rodrigo Neto, do jornal Vale do Aço - IPATINGA – A situação de total abandono de alguns prédios públicos de Ipatinga tem se tornado caso de polícia diariamente. Somente neste final de semana foram dois arrombamentos seguidos de furto contra o patrimônio público no município.
Os vândalos não perdoaram nem mesmo o tradicional cemitério Parque Senhora da Paz no bairro Veneza II, durante muitos anos um dos cartões postais da cidade, e voltaram a pintar e bordar no Restaurante Popular fechado e ainda sem prazo para reabertura.
Sargento Almeida com fardos de papel higiênico furtados do restaurante.
Dois dos quatro cômodos do cemitério onde são guardadas ferramentas e roupas dos coveiros foram estourados. De acordo com funcionários, nos cômodos arrombados só havia roupas. Ausência de fiscalização e iluminação precárias são algumas das deficiências, que de acordo com os servidores facilitam a atuação de marginais.
Em menos de cinco dias o Restaurante Popular foi alvo da ação de ladrões por duas vezes, com as prisões de três pessoas.
Na manhã desta segunda-feira (04), em uma ação rápida a equipe militar comandada pelo sargento Almeida conseguiu prender L.C.A., 47, que já se preparava para deixar o Restaurante Popular levando quatro fardos fechados de papel higiênico.
O militar disse que é deplorável a situação com que se deparou dentro do restaurante.
“Defecaram dentro das panelas. Essas vasilhas que antes eram usadas para fazer a comida de centenas de pessoas hoje estão lá completamente sujas”, contou o policial.
Outra situação destacada pelo sargento Almeida é a migração freqüente de moradores de rua para dentro do restaurante. “Ali eles estão furtando o que é da sociedade. Todo esse material furtado está servindo de moeda para a troca em drogas”, observou.
ProvidênciasA Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ipatinga encaminhou nota emitindo um parecer sobre as denúncias de descaso e abandono com Restaurante Popular e Cemitério Parque Senhora da Paz.
Nela consta que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) realiza estudos técnicos e, no prazo mais breve possível, vai abrir processo de concorrência pública específica para atender a centenas de necessidades diagnosticadas de ampliação e modernização da rede de iluminação pública de Ipatinga.
“O problema de iluminação no Cemitério Parque Senhora da Paz, herdado do governo anterior, está detectado pelos técnicos da Sesuma. Enquanto o programa de expansão do sistema municipal não for efetivado, será providenciada a instalação emergencial de novas lâmpadas na área externa das capelas e estacionamento”, diz a PMI.
Em relação à segurança dos equipamentos públicos, a exemplo do Restaurante Popular e do cemitério, a Administração Municipal diz contar com a parceria da Polícia Militar, garantindo a presença de viaturas em rondas periódicas na região circunvizinha dessas áreas. Ao mesmo tempo, estuda a viabilidade técnica e orçamentária para implantação de uma vigilância fixa nesses locais públicos com maior fluxo de pessoas.
“Medidas emergenciais, como reforço de portas e acessos, estão sendo providenciadas, até que as obras de reforma e adequação do Restaurante Popular sejam realizadas”, finaliza a prefeitura.