- Por Geórgia Moraes/Rádio Câmara - O governo brasileiro pode desenvolver um sistema nacional de rádio digital. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, falou sobre o tema na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara.
Segundo o ministro, o objetivo do governo é adotar um sistema de transmissão digital para o rádio cujos transmissores e receptores sejam produzidos no próprio país.
Para o governo, o baixo custo dos equipamentos também é prioridade. Paulo Bernardo não descarta uma solução nacional que possa ser adotada também pelos países vizinhos.
"Nós fizemos isso com a TV Digital. Houve uma negociação com o Japão. Incorporamos algumas mudanças tecnológicas e esse modelo é vitorioso. Praticamente todos os países da América do Sul... acho que só a Colômbia, até agora, não decidiu pela sua adoção."
Paulo Bernardo esclareceu, no entanto, que se a decisão fosse tomada hoje, o sistema escolhido seria o norte-americano, que será testado a partir deste ano. O ministro afirmou, porém, que a baixa adesão da população à tecnologia nos Estados Unidos e o preço dos receptores vão influenciar a decisão brasileira. Hoje, o modelo de rádio digital mais barato nos Estados Unidos custa 49 dólares.
Para o relator da subcomissão da Câmara destinada a acompanhar a decisão do governo, deputado Sandro Alex, do PPS do Paraná, o melhor caminho para o Brasil é um sistema híbrido.
"O problema da escolha americana é que é um sistema fechado. O Brasil fica refém de uma empresa, fica refém desse modelo. E os outros modelos ainda não satisfazem os radiodifusores e, principalmente, os ouvintes.
Na minha opinião, nós vamos ter que estabelecer um modelo híbrido. Nós vamos ter que pegar um modelo, seja ele qual for, e colocar algumas alterações específicas para o nosso país."
O Brasil tem hoje mais de 9.100 emissoras de rádio que poderão se digitalizar, melhorando a qualidade do áudio transmitido e fornecendo informações multimídia, como textos e imagens para receptores com visores de cristal líquido. O ministro Paulo Bernardo alertou para a necessidade de incluir na digitalização quase metade dessas emissoras que são pequenas rádios comunitárias. Um seminário no dia 1º de setembro será realizado na sede dos Correios, em Brasília, para aprofundar o debate sobre o rádio digital.
Ouça esta e outras notícias do Congresso Nacional na programação da Rádio na Internet -AQUI-