Em comício em Belo Horizonte, ex-presidente criticou administração rival no Estado
O ex-governador e senador Aécio Neves (PSDB), principal cabo eleitoral do prefeito Marcio Lacerda (PSB), citou neste sábado, 1, o julgamento do mensalão para responder aos ataques do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feitos na véspera, durante comício da campanha do candidato do PT, Patrus Ananias, na capital mineira.
- Por Luciana Nunes Leal, de O Estado de S. Paulo - O tucano disse que o PT se apropria de recursos públicos como se fossem do partido e fez referência ao entendimento dos ministros do Supremo Tribunal Federal de que houve desvio de dinheiro federal em operações do Banco do Brasil com a agência DNA,do publicitário Marcos Valério, um dos cinco réus condenados até agora.
Também foram considerados culpados,entre outros, o deputado federal João Paulo Cunha (PT) e o ex-diretor do BB Henrique Pizzolato, ligado ao partido.
"O PT se apropria de empresas públicas, como fez e agora está comprovado pelo STF em relação ao Banco do Brasil. Uma vergonha, uma instituição secular, símbolo do Brasil, atender a interesses do partido. É um problema grave do PT: tem muita dificuldade em separar o que é público do que é privado", disse Aécio, ao lado de Marcio Lacerda, antes de iniciar uma carreata com o prefeito que passou por 40 pontos da Avenida do Contorno, que no passado marcou os limites da cidade.
A carreata foi programada como um contraponto ao ato público de Patrus, com a presença de Lula, na noite de sexta-feira, 31. No primeiro comício de que participou na campanha, Lula disse que Marcio Lacerda só estava no poder por causa da aliança firmada em 2008 com o PT e citou que a maior parte das obras em Minas Gerais e na capital tinha investimentos federais ou empréstimos do BNDES. Lula afirmou que o Estado de Minas Gerais "está quebrado" e que o PSDB e PSB querem "destruir" o PT.
Aécio, depois de exaltar a recuperação de Lula, após o tratamento contra o câncer de laringe, disse que o ex-presidente ficou muito tempo afastado de Minas Gerais e está mal informado.
"O PT tem viés equivocado ao analisar a questão do investimento, porque trata recursos públicos como se fossem seus. Dinheiro federal,dinheiro estadual é o que menos importa, é dinheiro do povo, são impostos que todos nós pagamos", disse o ex-governador.
Sobre o fim da aliança PT-PSB-PSDB na capital mineira, o tucano afirmou que os petistas é que têm que dar explicações. "Estamos onde sempre estivemos, ao lado do Marcio, independente da questão partidária. O problema do PT é que o objetivo do partido sempre prevalece sobre o objetivo da sociedade", atacou o senador.
O prefeito candidato à reeleição disse que seguiria o conselho que Lula deu a Patrus na noite de quinta-feira, 30, de não revidar possíveis ataques dos adversários. "Vou seguir o conselho que ele (Lula) deu ao nosso adversário e não vou responder às agressões e acusações que aconteceram ontem. Temos em Belo Horizonte muitas obras com recursos repassados pelo governo do Estado, temos empréstimos da Caixa, do BNDES, que são instituições do povo brasileiro, de Estado e não de governo", disse Lacerda.
Patrus
Também na manhã desta sábado, 1, o petista Patrus Ananias comemorou a passagem de Lula por Belo Horizonte. "O comício certamente vai ter desdobramentos na nossa militância", afirmou Patrus, que está 16 pontos atrás de Marcio Lacerda, segundo o último Datafolha (46% a 30%). O candidato contou que o ex-presidente, ao se despedir, no aeroporto, o estimulou. "Põe o pé no acelerador que nós vamos ganhar a eleição", disse Lula, segundo Patrus.
Aécio critica Lula e diz que ex-presidente está desinformado sobre Minas
- Por Marina Rigueira e Felipe Canêdo, do Correio Braziliense - O senador Aécio Neves estava presente no abraço na Avenida Contorno, em Belo Horizonete, e comentou a vinda do ex-presidente Lula ao comício do candidato Patrus Ananias, na Praça da Estação. "Em primeiro lugar, eu quero dizer que fico muito feliz de ver que o ex-presidente se recuperou, está bem de saúde e eu, como brasileiro, como seu amigo, quero registrar aqui a nossa alegria. Mas ele talvez por ter estado ausente do processo político em Minas, durante muito tempo, mostrou que está muito desinformado. Acho que este é o teor da fala do ex-presidente. Minas Gerais, ao contrário, recebeu agora do governo federal, pelo Ministério da Educação, o Ideb, foi considerado o Estado que tem a melhor educação fundamental do Brasil. Na área da saúde, foi considerado a melhor saúde da região Sudeste e a quarta do Brasil. A Standard & Poors (agência de investimentos) elevou o grau de investimentos em Minas Gerais para AAA. A nossa gestão em Minas ainda é referência para todos os organismos internacionais".Aécio destacou ainda que, Minas está fazendo um extraordinário volume de obras. "Mais de R$ 4 bilhões de obras anunciadas. Mas poderia estar melhor o Estado se o governo federal tivesse cumprido com suas promessas. A BR Fernão Dias está aí sem investimentos, o metrô estamos aguardando até hoje. Mais investimentos na saúde. Estamos aguardando até hoje... Felizmente, Minas vai muito bem e vai continuar muito bem. Como vai muito bem, também, a capital. Acho apenas que houve uma desconexão do discurso do ex-presidente com a nossa realidade".
O abraço à Contorno reuniu 40 pontos de concentração ao longo da avenida com o apoio de vereadores. De acordo com Marcio Lacerda, o evento reúne os principais temas da campanha, como Proteção às Mulheres, Melhor Emprego, Conjunto Arquitetônico da Pampulha, Ciclovias, Nova Savassi, Juventude, Habitação, Restaurante Popular, entre outros.
Na noite da última sexta-feira, Marcio se encontrou com lideranças comunitárias e moradores da região Leste de BH, em um salão de festas no bairro São Geraldo. O prefeito da capital conversou com os moradores sobre os projetos em curso para a região e as propostas que serão implementadas nos próximos quatro anos.
Entre os projetos apresentados por Marcio estão a construção da nova UPA Leste, na Avenida dos Andradas, a implantação de câmeras de monitoramento para aumentar a segurança e a instalação, em parceria com o Senai, de uma escola profissionalizante no terreno onde funcionava o Mercado de Santa Teresa. Todos os projetos contaram com a participação das pessoas para escolha de prioridades. "A nossa gestão foi muito mais participativa do que as anteriores porque não foi colocada a serviço de um ou outro partido. Nós damos espaços para todos que queiram participar", afirmou o prefeito. Marcio ainda respondeu a questões feitas pelos moradores sobre políticas para a juventude, geração de emprego, população de rua, habitação, esporte e lazer.