Força Nacional de Segurança Pública começa a atuar segunda-feira no Entorno do DF
A primeira parceria de grande vulto entre o governo federal e o governo de Goiás começa na próxima segunda-feira, no Entorno do Distrito Federal. O governador Marconi Perillo formalizou ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o envio da Força Nacional de Segurança Pública para a região do Entorno do DF, com intuito de reduzir os índices crescentes de violência nos municípios próximos a Brasília. O ministro, que recebeu Marconi em seu gabinete acompanhado da secretária nacional de Segurança Pública, Regina de Luca Miki, e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, atendeu de pronto o pedido.
O Ministério da Justiça vai disponibilizar efetivo inicial de 70 homens que vão atuar por prazo indeterminado na região. O governador também solicitou o apoio do Ministério da Justiça para acelerar o andamento de inquéritos policiais e processos criminais na região do Entorno. Segundo o governador, só inquéritos existem aproximadamente 10 mil, que precisam ser acelerados.
Ao deixar o prédio do Ministério da Justiça, o governador avaliou a reunião como “excelente” e disse que o ministro se mostrou “extremamente receptivo”, tendo inclusive convidado para participar da reunião a secretária nacional de Segurança Pública.
Ao justificar o pedido, Marconi enfatizou que as forças de segurança de Goiás são insuficientes, daí a importância da parceria com o governo federal. O governador aproveitou para reivindicar do ministro o aumento de vagas no sistema penitenciário de Goiás, com destinação de recursos para construção de novos presídios. Na audiência, Marconi também pediu a José Eduardo Cardozo que o governo federal ajude o governo de Goiás no pagamento de complementação salarial para policiais que atuam no Entorno do Distrito Federal, além da criação de um Fundo de Segurança específico para a região. “Temos aqui um milhão de habitantes que precisam do apoio do governo estadual e federal”, disse Marconi.
De acordo com o governador, o ministro garantiu na reunião que a gestão integrada da segurança pública no Entorno de Brasília é uma diretriz do governo da presidente Dilma Rousseff. O ministro se comprometeu a visitar o governador depois da Semana Santa, em Goiânia, para tratar de novas parcerias entre os dois governos.Foto: Lailson Damasio
Também acompanharam o governador na audiência o secretário de Segurança Pública de Goiás, João Furtado, e o chefe do Gabinete de Segurança do Entorno de Brasília, coronel Edson Costa.
Na avaliação de João Furtado, a reunião serviu para se firmar parceria do governo federal com o governo estadual, “que estão de mãos dadas” nas ações de segurança não só no Estado de Goiás, mas principalmente no Entorno. Segundo ele, a população sentirá em breve mudança na política de segurança pública na região, com aumento de efetivo e de ação policial. Ao justificar a convocação da Força de Nacional de Segurança Pública, o secretário citou o exemplo de Águas Lindas, que registrou no ano passado 92 homicídios e, neste ano, somente nos três primeiros meses, foram registrados 30 homicídios, um acrescimento de 43% em relação ao mesmo período no ano passado.