O brasiliense Willian Grassioti ganhou a segunda medalha de ouro do DF no WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, realizada em Londres nos dias 5 a 8 de outubro
Aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Taguatinga (Senai-DF), Willian foi campeão na competição de mecânica de refrigeração, superando outros 24 alunos, numa prova que envolveu a montagem de uma câmara fria com degelo de gás, instalação de um ar-condicionado e resolução de um problema mecânico e outro técnico. Willian Grassioti ganhou ouro em mecânica de refrigeração. Foto: Ed Alves.
O aluno ficou emocionado com a colocação. “Passou um filme pela minha cabeça. Três anos treinando dia após dia, sem feriado, sem fim de semana. Muita dedicação e esforço. Valeu a pena”, comemorou.
Willian começou a trabalhar com mecânica de refrigeração por causa do pai, que exerce a mesma profissão. “Queria saber como o trabalho dele funcionava e me aperfeiçoar também”, contou.
Com Willian, o DF ganha uma medalha de ouro após 12 anos. Em 1999, o estudante André Luiz Freitas ganhou o ouro em eletricidade predial, no WorldSkills do Canadá.
Willian mantém a boa colocação do Brasil em mecânica de refrigeração no WorldSkills. Desde 2003, o país colecionou três medalhas de ouro e uma de prata nesta modalidade. Jecivaldo de Oliveira, competidor do Senai-DF em aplicação de revestimento em cerâmica, recebeu o diploma de excelência no ofício.
No quadro geral, o Brasil foi o segundo colocado, com seis medalhas de ouro, três medalhas de prata e duas medalhas de bronze. O primeiro lugar ficou com a Coréia do Sul.
Confira os medalhistas brasileiros desta edição: Medalha de ouroGuilherme Augusto Franco de Souza – desenho mecânico em CAD
Gabriel D’Espindula – eletrônica industrial
Willian Ramon de Souza Grassioti – mecânica de refrigeração
Christian Alessi e Maicon Carlos Pasin – mecatrônica
Natã Miccael Barbosa – webdesing
Rodrigo Ferreira da Silva – joalheria
Medalha de prata Guilherme de Souza Vieira – design gráfico
Rodrigo da Silva Panifer – polimecânica
Paolo Haji de Carvalho Bueno – tecnologia da informação
Medalha de bronze Thiago Guilherme de Carvalho – frenagem CNC
Lucas Landriny Filgueira – soldagem