- Por Verônica Lima, da Rádio Câmara - A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira dar o direito de posse ao deputado Marcos Rogério da Silva Brito, do PDT de Rondônia, na vaga do deputado Lindomar Garçon, do PV daquele estado. Garçon perdeu o mandato em recontagem de votos feita pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.Lindomar Garçon explicou que foi prejudicado pela candidata
Daniela Amorim, que fez parte da sua coligação. Ela deixou de recorrer à Justiça Eleitoral contra a impugnação do registro de sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa.
Daniela Amorim desistiu da candidatura.
Com a desistência de Daniela Amorim, os votos que ela recebeu foram desconsiderados e houve um novo cálculo de coeficiente eleitoral, como explica o corregedor da Câmara, deputado Eduardo da Fonte, do PP pernambucano.
"Foi uma recontagem porque uma deputada que concorreu não recorreu na questão da Ficha Limpa, então seus votos não foram computados. Então, isso fez com que houvesse uma reformulação do resultado da eleição lá."
Eduardo da Fonte ressaltou que, apesar de ter perdido a vaga de deputado, Lindomar Garçon não teve problemas com a Justiça e não sofreu acusações com base na Lei da Ficha Limpa. A decisão da Mesa tem efeito imediato.