- Do G1 -
Candidatos têm até quinta-feira para entrar com recurso
Resultado definitivo será divulgado no dia 21.
Para conferir o resultado no site da FGV Projetos o é preciso inserir o CPF e a senha -recebida no ato da inscrição no exame.
A FGV Projetos, responsável pela aplicação do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), divulgou nesta segunda-feira (7) o resultado preliminar da primeira fase da prova realizada em 30 de outubro.
Os participantes do exame podem entrar com recurso se discordarem da correção de suas provas. O prazo para recurso vai até as 11h59 desta quinta-feira (10), segundo cronograma do exame. Só após esse prazo, a FGV Projetos divulgará o gabarito final da primeira fase e o resultado definitivo. Esta divulgação está prevista para o dia 21 de novembro.
A prova reuniu 80 questões de múltipla escolha. Mais de 100 mil pessoas se inscreveram para fazer o exame, segundo nota publicada no site da entidade.
Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase, que acontece dia 4 de dezembro. Na etapa final, o candidato terá de redigir uma peça processual e responder a cinco questões sob a forma de situações-problema.
O resultado preliminar final será divulgado em 26 de dezembro, quando os candidatos poderão entrar com recursos. O resultado final sairá dia 16 de janeiro de 2012, segundo o edital.
Todos os diplomados em direito que quiserem trabalhar como advogados precisam passar pela prova. O exame é composto por duas etapas: uma prova objetiva, cujo resultado sai hoje, e outra prático-profissional.
A prova prático-profissional está marcada para o dia 4 de dezembro, às 14h, mesmo horário da prova objetiva.
Taxa de reprovação
O último exame da OAB, aplicado nos meses de julho e agosto deste ano, reprovou 85,14% dos bacharéis de direito que fizeram a prova, de acordo com o secretário-geral da instituição, Marcos Vinicius Furtado Coelho.
O resultado final mostra que apenas 18 mil dos 121.309 inscritos na primeira fase do exame (14,85%) conseguiram ser aprovados. Apesar do pequeno número de convocados, a quantidade dos que passaram na prova subiu em relação a dezembro de 2010, data da penúltima aplicação do exame da OAB, quando somente 11 mil dos 116 mil inscritos (9,74%) foram considerados aptos para exercer a profissão.