- Do Portal AZ - O deputado federal Paes Landim (PTB-PI) elogiou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, envolto em denúncias de favorecimento do seu estado natal, Pernambuco
O petebista também chamou de 'absurdo' o comportamento da imprensa brasileira diante do caso.
Deputado Federal Paes Landim.
Para Landim, entre os “absurdos” estava a indicação do tio do ministro, Oswaldo Coelho, para presidir a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codesvasf).
O parlamentar explicou que houve uma divisão na família Coelho, o que tornou Oswaldo adversário de Fernando Bezerra, e classificou a nomeação como um "gesto de grandeza" da parte de um ministro que "honra o Nordeste".
- Para Landim, indicação de irmão de ministro para presidir a Codesvasf foi gesto de grandeza
O parlamentar pelo Piauí compõe a Composição Representativa do Congresso Nacional que reponde pelo Legislativo durante o período de recesso. Na última quinta-feira (12), o ministro foi ouvido pelos membros da Comissão em Brasília. Bezerra antecipou-se aos requerimentos da oposição que o convocavam a dar explicações sobre o assunto, e decidiu marcar presença no Congresso.
Na terça-feira (10), o Portal AZ chegou a anunciar que Landim seria um dos que decidiria através do voto sobre a vinda ou não do ministro ao Congresso, o que acabou não sendo preciso, por que o próprio titular da pasta antecipou-se.
Também especulou-se sobre a posição de Landim caso tivesse que dar o voto - uma vez que costumeiramente o petebista usa a tribuna da Câmara para elogiar os ministros do Palácio do Planalto, independente da cor partidária -, mesmo sabendo que na outra ponta estavam estados como o Piauí, que são pouco aquinhoados pelo governo Federal.
Os desmandos políticos administrativos
Fernando Bezerra é acusado de ter favorecido seu estado, Pernambuco, na liberação dos recursos do ministério; de privilegiar seu filho, o deputado Fernando Coelho Filho (PSB-PE), por ele ter tido 100% de suas emendas individuais encaminhadas ao ministério acatadas no ano passado; e de praticar nepotismo pelo fato de seu irmão, Clementino Coelho, ter presidido, até o início desta semana, a presidência Codesvasf.
Reportagens do Estado de Minas também mostraram que um edital assinado por Clementino, diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf desde 2003 e presidente em exercício da estatal desde 3 de janeiro de 2011, destinou 22.799 cisternas de plástico das 60 mil previstas (38%) para a região de Petrolina.
Nenhuma outra região vai receber tantos equipamentos, que custarão ao todo R$ 210,6 milhões ao Ministério da Integração Nacional. O filho do ministro, o deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho (PSB-PE), é pré-candidato à Prefeitura de Petrolina nas eleições deste ano.