Polícia cumpriu seis mandados de prisão em São Julião, Sul do estado
As investigações apontam que o vice é o suspeito do crime, diz delegado.
- Do G1 PI - A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta sexta-feira (15) a “Operação Mandacaru”, que teve como objetivo prender os suspeitos pela morte do ex-vereador do município São Julião do Piauí, Emídio Reis. Ele desapareceu no dia 31 de janeiro de 2013 e o seu corpo foi encontrado cinco dias depois em um matagal, a aproximadamente 20 km da cidade de Pio IX, região Sul do estado.
Ex-vereador Emídio Reis da Rocha (Foto: Reprodução/Facebook).
Francimar Pereira (PP), acusado de ser o mandante do assassinato do ex-vereador do município de São Julião, Emídio Reis da Costa, 51, enterrado ainda vivo no último dia 31 de janeiro.
O vereador foi morto no último dia 31 de janeiro, mas o corpo só foi encontrado 6 de fevereiro, a 20 km da cidade de Pio 9, no sul do Piauí.
Ele levou dois tiros, um na perna, outro na nuca. Ferido, ele foi enterrado ainda vivo, já que estaria com areia na traqueia. O caso teve grande repercussão no Piauí.
Devido ao avançado estado de decomposição, o corpo só foi identificado por familiares por conta das roupas que vestia quando o ex-vereador desapareceu.
A prisão do vice-prefeito aconteceu durante a operação Mandacaru, realizada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e do Núcleo de Inteligência da polícia.
De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, as investigações foram iniciadas logo após a ocorrência do crime e apontaram que os suspeitos do assassinato em sua maioria moram no Povoado Mandacaru, na Zona Rural de São Julião.
“Dentre os seis presos está o vice-prefeito de São Julião do Piauí, Francimar Pereira. Ele é o suspeito de ser mandante do crime e teria planejado o assassinato do ex-vereador”, disse James Guerra.
As prisões foram solicitadas pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e deferidas pela Juíza Criminal da Comarca de Picos, Nilcimara Rodrigues de Araújo Carvalho. Com parecer favorável do Ministério Público, foram cumpridas na região de São Julião do Piauí, seis mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão.
Participaram da operação cerca de 30 policiais civis da Greco, com o auxílio de Policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (Depro) da cidade de Picos.
De acordo com a Polícia, todos os suspeitos serão encaminhados à Teresina. A Polícia Cívil ainda vai realizar uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (15) para dar mais informações sobre o caso.