- Do Correio Braziliense - Uma nova licitação para a compra de 80 ônibus em Planaltina atenderá a demanda urgente para o local e promete acabar com o problema no transporte público da região. Na manhã desta quarta-feira (23/5), o governo do Distrito Federal (GDF) divulgou no Diário Oficial o aviso sobre a prorrogação da licitação.
Como na primeira licitação do dia (18/3) não obteve candidatos para preencher os requisitos, o GDF decidiu abrir uma contratação emergencial de empresa para prestação dos serviços de transporte público coletivo na região de Planaltina.Segundo o DFTrans, em média circulam 170 ônibus na região em 55 linhas. O DFTrans ainda relatou que os 80 novos veículos vão suprir as necessidades locais e que vão entrar no lugar dos antigos ônibus da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte (Coopatram) que faliu no ano passado e que operava com o mesmo número de veículos.
Segundo o órgão, o governo não gastará dinheiro com a licitação que só foi feita em caráter emergencial justamente pela redução do número de veículos do transporte público que está prejudicando a população.
COMENTÁRIO DO EDITOR - Por Tony Zucco - E as outras regiões do DF e Entorno?A escolha de Planaltina dá para entender. Afinal, a localidade é famosa pela bravura e concientização de seus moradores, que já apareceram várias vezes no noticiário em movimentos e manifestações contra a precariedade do transporte público, onde houveram até ônibus queimados.
Mas em outras localidades,
Brazlândia, por exemplo, onde seus moradores são, digamos, mais 'pacientes', e onde os usuários chegam a esperar por mais de uma hora um ônibus da linha 401 (Brazlândia/Taguatinga Sul, pela BR080), servida (?) pela VIPLAN, o que o governo vai fazer? Pior ainda é a linha 404 (Brazlândia/Rodoviária do Plano Piloto) servida (?) pela ALTERNATIVA, com ônibus sujos, com falta de manutenção, motoristas e cobradores mal-educados e que chegam a demorar 1 hora para passar, o que o GDF vai fazer? E quando?
E para o
Entorno? Afinal, 80% dos trabalhadores que residem (dormem) nas localidades do Entorno trabalham no DF. E sofrem em ônibus superlotados, sujos e demorados, com passagem que custam mais de R$ 4,00.
População do DF e Entorno. Lutem pelos seus direitos!Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!Leia mais sobre o assunto aqui:http://integracaobrasil.blogspot.com.br/2012/05/populacao-esta-revoltada-com-situacao.html